terça-feira, 23 de março de 2010

Culinária

Só para amigos, aqui fica o link da página do meu ex-camarada e Grande Chefe Mário Pinto, con receitas deliciosas.

http://tachoalume.blogspot.com/

A não perder

quinta-feira, 18 de março de 2010

O Valioso Tempo dos Maduros....



O Valioso Tempo dos Maduros...

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa… Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade…
Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!

Mário de Andrade
(escritor e poeta brasileiro, 1893-1945)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Por-do-sol

Hoje foi um dia muito especial.....saí sem muita vontade e acabei me superando ,em algumas fotos que mostro em seguida....até aqui foram as mais belas fotos que fiz de por-do-sol.
Espero que gostem,como eu,estão fresquinhas e eu coloco só pra meus amigos especiais que adoram fotografias...









Beijinhos e boa semana a todos!!!!

domingo, 14 de março de 2010

"Dia de Reis,by Portojo"



Peço permissão aos Tertúlias da Tabanca Pequena pra colocar esta postagem em meu Blog...caso não gostem é só dizer e retiro de imediato....Pena que não consegui colocar as fotos ,aqui deixo minha homenagem do Agreste baiano....com carinho...
especialmente pra Seu Rolando e os demais REIS da semana....

Já tinha saudades da Tabanca. Motivos vários obrigaram-me a faltar, que não a desertar as últimas três semanas. Mas regressei, pessoal. Foi bom voltar a ver a orla (?) marítima de Matosinhos... ... Com os seus edifícios tipo Miami Beach, o passeio enorme ainda pouco ocupado pelos biciclos, pedestres e canídeos, mas é bom caminhar por aqueles 1.000 metros e olhar o mar.

O Mar, cheiinho de surfistas, mas onde não apareceu nenhum barco, a entrar ou a sair do velho Porto de Leixões.

Mas ontem, mesmo de muletas, não iria faltar. Havia festa rija, pois dois reis comemoravam os seus aninhos.
O Sr. Rolando e o Marques Lopes. À esquerda e à direita da foto. Mas nem tudo que parece e o Cancela não é desta festa, embora ontem estivesse endiabrado. Ó pa ele com uma Balantines 20 anos, que não veio da Guiné embora estivesse sujinha. É que as dos nossos tempos eram de 0,75 e esta era (sim era, embora quási não sobrasse para mim...) de 0,70.
O pessoal demorou a cantar os parabéns, mas depois de eu ter dado o Fá, nunca mais se calaram. E desafinados como convém, foram um espanto melodioso... Ainda bem que estou meio mouco. (Surdo, para os experts)

Abrações e bota e bira, que é a hora de apagar as velinhas.

O primeiro, o Rei maior, o Homem Grande desta Tabanca.

Depois o M.L. Lindo o seu sopro.

Mais abraços, mas o Cancela, não sei porquê, quis estar particularmente notado. Seria para matar o Bolo ? O colesterol baixou e já podia enfrascar-se e comer o docinho à vontade? Mistérios... como diria a velha da Tieta do Agreste. Lembram-se ? Do Agreste Baiano, veio uma mensagem sub-entendida para os aniversariantes. Que agradeceram com carinho.
O Zé Manel vinhateiro, depois da missão cumprida da oferta do seu Vinho Fino, volta as costas, pois elas não lhe dão sossego. Tem paciência Zé. Quando chegares à minha idade é que vais ver como elas doem. Nem os coletes te salvam. E não te admires se precisas do dobro do tempo...

Como em dia de Festa tudo é permitido (salvo seja e com as devidas reservas), o Casimiro Carvalho quis expressar efusivamente, quanto o nosso Homem Grande é querido. A Raposeira é que demorou a abrir.

Aqui está ele, brindando com o seu filhote Álvaro e com o Nelson.

Tudo numa boa e o resto é paisagem.

O Grupo do Marquês. É lindo. Foi lindoooooooo. Rapaziada que nunca mais se viu, desde o seu tempo de miúdos, encontra-se na Tabanca. O Nelson, que reencontrei há um ano e pouco na Tabanca, embora ocasionalmente nos fossemos vendo pela cidade. Mas já tinha anos que não lhe punha as vistas em cima. À direita, o Eduardo, Dadinho para os chavalos de antigamente, que depois de Catió reencontrei o ano passado num almoço dos Viscondes. Também é um novo elemento na Tabanca. Mas já com 2 presenças. À esquerda está o Durana Pinto, companheiro de carteira do Eduardo no Terço e da D. Laura. Que ontem se apresentou.
A vida é assim mesmo. Ontem separados, hoje juntos. Anda-se a comer mal, a beber está-se bem, (o Zé Manel olha por nós) mas a rapaziada nem liga para isso. Como diz o Eduardo Campos: Os f.d.p. roubaram-me três anos de juventude. Em compensação deram-me muitos amigos.
Faltou o JPeixoto que talvez também se lembrasse do Durana. E falou-se no Mendes, também ele da zona, que o Durana conheceu bem e que o Bando anda à procura dele como de um foragido perseguido pela polícia.
Pela mão de camaradas, do Algarve veio o Eduardo de Oliveira. Foi um enorme prazer recebê-lo. Porque amigos de camaradas, nossos camaradas são.

Porque o Carmelita só apareceu quando a companhia estava a destroçar, e portanto as famosas aéreas com que nos costuma brindar não existem para ser publicadas, o Cancela não quis deixar de registar para a posteridade, em imagem directa e em exclusivo, o suplemento alimentar do nosso querido Régulo de Mampatá e Medas, o autarca Carvalho. Que nos deve uma lampreiada desde o ano passado. Porque nos comprometemos, ajudando à sua reeleição. Mas ele falta ao prometido. Lá por nos ter ofertado umas prebendas, coitaditas delas, e um porco, não quer dizer que a dívida esteja saldada.

(Um dia ainda hei-de conseguir o segredo dos seus cabelos negros e brilhantes. Será que alguma bajuda lhe deu a receita?)
Foi - é - o meu diário da Tabanca de Matosinhos do dia 10.
Adeus, até ao meu regresso.
Publicada por Portojo em 15:36