sexta-feira, 14 de agosto de 2009


Tornando Woodstock realidade

Quatro pessoas são as responsáveis pela idéia que resultou no Woodstock: Artie Kornfeld, Michael Lang, John Roberts e Joel Rosenman. Roberts e Roseman eram jovens ricos que queriam uma idéia que os lançasse como empresários. Kornfield trabalhava na Capitol Records e Lang era um promotor de shows que, em janeiro de 1969, organizou um grande festival (para a época) em Miami, assistido por 40 mil pessoas.
Lang se uniu com Kornfield e juntos eles tiveram a idéia de um outro festival de música, mas precisavam de dinheiro. O advogado (em inglês) deles os levou até Roberts e Roseman e os quatro se conheceram em fevereiro de 1969. Em março, a Woodstock Ventures Inc. (WVI) foi fundada para organizar o evento. Woodstock, N.Y. foi escolhida porque muitos músicos já estavam lá: tanto Bob Dylan quanto Jimi Hendrix tinham casas no local, por exemplo.
Por volta de abril, a WVI já tinha um local e começava a fazer barulho com alguns comerciais. Já estava começando também a contratar as primeiras bandas: US$12.000,00 pela Jefferson Airplane; US$12.500,00 por The Who. Embora estes pareçam números ridiculamente baixos hoje, na época eles equivaliam ao dobro do que as bandas recebiam por seus shows, o que nos mostra como os tempos mudaram. Woodstock foi o evento que fez a fama de muitas dessas bandas e que, ao mesmo tempo, mostrou a todos como era grande o apetite do público pela música.
Então, em julho, apenas um mês antes do evento acontecer, o lugar originalmente escolhido baixou leis que proibiram o festival. Os organizadores lutaram e encontraram um novo lugar: um campo de 600 acres da fazenda de Max Yasgur em Bethel, N.Y.
Foto cedida Imprensa associadaOs hippies espalharam o amor e ouviramuma seqüência lendária de bandas durante o WoodstockNo começo de agosto, aproximadamente 200 mil ingressos tinham sido vendidos antecipadamente, e o que tinha começado como um festival de música para aproximadamente 50 mil pessoas cresceu para 200 mil clientes pagantes, e chegaria a mais do dobro disso.
O problema é que não tinha jeito de aquela área abrigar tanta gente; então, quando os músicos começaram a chegar, o engarrafamento ficou gigantesco. Carros foram abandonados no meio da estrada e as pessoas foram andando para o show.
No dia do evento, aconteceram duas coisas impressionantes: primeiro, o festival se transformou num evento grátis. Simplesmente não tinha jeito de controlar a multidão, então os organizadores resolveram liberar a entrada. A cerca ao redor do local foi pisoteada e sumiu. Segundo, a música rolou totalmente. Com todas as estradas bloqueadas, os organizadores tiveram de alugar helicópteros do exército para trazer os músicos.
Havia também o problema do tempo, que às vezes ficava pavoroso. Na sexta-feira, caiu muita chuva. Os helicópteros estavam sobrevoando a inundação. Centenas de pessoas estavam cortando os pés em garrafas quebradas e em tampas de garrafas. No geral, mais de 5 mil atendimentos médicos foram documentados, muitos deles em razão do uso de drogas.É difícil acreditar que algo assim poderia acontecer espontaneamente. Era como uma tempestade perfeita: o tempo perfeito no movimento da contracultura, o local perfeito, o zumbido perfeito, a ingenuidade e a inocência perfeitas (imagine tentar agendar tantas bandas de rock atualmente a um custo tão baixo). Foi um perfeito fiasco em quase todos os aspectos, exceto um: a música funcionou. Foi esse sucesso essencial que tornou Woodstock mundialmente famoso.

3 comentários:

  1. Acreditas, Lu, que só soube de Woodstock passados não sei quantos meses, ou anos até. Naquele dia de Agosto de 1969 deveria estar pelo Hospital Militar de Bissau com terriveis dores de dentes e preparando um internamento que durou até finais de Novembro. Estomago, Pulmões... Enfim a vida de quem nao viveu um período da história.
    Oportuno este poste. Adorei ler o que depois toda a TV e Rádio comentou.
    Mas tenho registos do Jimmy Hendricks, Santana, Joan Baez, e tantos outros que estiveram nesse festival

    ResponderExcluir
  2. Um movimento de grande repercussao mundial,que valeu a pena .
    Passando por ca vi esta postagem,e resolvi deixar um pequeno escrito.
    O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.
    Um abraco.
    Manuel Veigas.

    ResponderExcluir
  3. Lu

    Para mim foi uma Época em que o Estudo, o Trabalho,o Casamento e a chegada, um ano antes, da minha Filhota, não deixavam qualquer espaço para "extras".
    A maior parte dos Dias tinham ocupação efectiva de mais de 16 horas.
    Mas foi, de facto, um acontecimento marcante e que veio transformar toda a Sociedade.
    Só não sei "medir" e comparar se o que nos veio de positivo compensou o que de negativo ainda persiste, teimosamente, em manter-se.

    Beijo

    Santos Oliveira

    ResponderExcluir

Agradeço a todos pelos comentários sejam sempre bem vindos ao meu Blog....